quinta-feira, 9 de maio de 2013

Civilização Minoana

A civilização Minoana floresceu na ilha de Creta por volta de 2.700 AC até cerca de 1.500 AC, durante a Era do Bronze, entretanto era uma civilização extremamente avançada para época, há vestígios de comunidades pré-cerâmicas agrícolas de até 7.000 AC. O nome vem do mítico Rei Minos.



As cidades dos minoanos eram conectadas por estradas pavimentadas, feitas de blocos cortados por serras de bronze. As classes mais proeminentes tinham acesso a estações sanitárias feitas com canos de cerâmica. As construções geralmente tinha telhados planos, 2 ou 3 pisos, azulejos eram usados nos pisos e nas paredes que geralmente eram de pedra e cascalho (inferior) e de tijolos (superiores). As colunas minoanas são únicas pois são mais largas no topo do que na base (ao contrário da maioria das colunas gregas). Os minoanos construíram palácios, com colunas, pisos, salões e escadarias que serviam como centros de governo, oficina, depósito, e muitas outras funções. Knossos, o famoso Palácio de Minos esta sendo restaurado na parte da entrada norte:


A sociedade minoana era matriarcal, as mulheres usavam robes de mangas curtas, coloridos e detalhados, com os seios totalmente a mostra e adereços nos cabelos, jóias e pulseiras. Os homens usavam tangas ou kilts. A religião também deveria ser matriarcal, como mostram estatuetas de sacerdotisas e outros achados.


Os minoanos criaram gado, ovelhas, cabras e porcos, plantaram trigo, cevada, ervilha, grão-de-bico, uvas, figos, azeitonas, papoula e tinham apicultura também. Usaram arado puxado por burros ou bois. Como ferramentas usaram aplanador, machados, foice, formão e outros.
Os minoanos eram uma sociedade altamente especializada em comércio marítimo, e após 1.700 AC demonstram uma alta organização em todos os setores, trocando açafrão mutante natural, pimenta, prata, ouro, arte, estanho, etc. 


A coleção de arte dos minoanos sobrevivente encontra-se no museu Heraklion, em Creta; potes e vasos de cerâmica pintados com grande perícia, afrescos de paisagens, esculturas em pedra, e selos de pedra entalhados com grande habilidade também.


A erupção vulcanica na ilha de Thera foi uma das maiores explosões de vulcão da história da humanidade e ocorreu na época dos minoanos devastando o assentamento Akrotiri e matando milhares supostamente. O evento marcou profundamente a cultura e a vida da sociedade, que também teve perdas de agricultura. Ainda há evidencias recentes que a explosão pode ter causado um tsunami gigante que pode ter devastado outros assentamentos; muitos acreditam que foi daqui que surgiu a lenda de atlântida.

 
Uma das lendas da mitologia grega, o minotauro, acreditava-se que vivia no Labirinto de Creta, construído por Dédalos, filho de Ícaro sob as ordens do Rei Minos, de Creta. O minotauro eventualmente foi morto pelo herói grego Theseus.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário